O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, revelou que Goiás avançou de forma consistente na oferta de educação integral nas escolas públicas. Quase todas as etapas do ensino apresentaram crescimento desde 2022, reflexo de políticas como o programa Escola em Tempo Integral.
Considerando o ensino público em geral, o percentual de estudantes em jornada ampliada subiu de 16,6% para 19% em dois anos. O progresso é resultado de uma articulação entre governos federal, estadual e municipal, voltada à ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola.
Na pré-escola, a proporção de alunos em tempo integral cresceu de 10,9% para 12,2%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o salto foi ainda maior: de 7,6% para 12,6%. Já nos anos finais, houve uma leve alta, de 13,4% para 13,7%. No ensino médio, o índice foi de 19,5% para 20,7%. Apenas nas creches houve recuo — de 81,9% para 77,3%.
Em nível nacional, o cenário também é de crescimento. Entre 2022 e 2024, as creches passaram de 56,8% para 59,7% em tempo integral. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. O ensino médio teve crescimento de 20,4% para 24,2%.
No panorama geral do Brasil, o percentual de matrículas em tempo integral subiu de 18,2% para 22,9%. O aumento reflete o esforço conjunto para melhorar a qualidade da educação pública e ampliar as oportunidades de aprendizagem em todas as etapas do ensino básico.
