O Governo de Goiás vai conceder um benefício fiscal para estimular o uso de combustíveis limpos no transporte coletivo. Um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa para zerar o ICMS sobre o biometano utilizado pela Urban, empresa responsável pelos ônibus em Anápolis.
A proposta também alcança operadoras da Região Metropolitana de Goiânia.
Mesmo com a medida, Anápolis não terá impacto imediato. A cidade ainda não possui ônibus movidos a biometano — a frota atual é movida a diesel e considerada ultrapassada, inclusive alvo de questionamentos do Ministério Público de Goiás (MPGO) pela falta de renovação prevista em contrato.
No Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Anápolis incluiu um pedido para 60 ônibus sustentáveis, entre elétricos e a biometano.
Caso esse projeto avance, o corte no imposto estadual funcionará como um subsídio indireto e poderá refletir na redução da tarifa para a população.
Enquanto isso, o prefeito Márcio Corrêa (PL) prepara um projeto para pedir subsídio direto do Estado. Segundo ele, a tarifa em Anápolis poderia cair pela metade, chegando a R$ 2,80.
